sexta-feira , 24 novembro 2017
PCC_5406

Dia Mundial da água é marcado por caminhada em Miranorte

O Dia Mundial da Água, comemorado nesta quarta-feira, 22 de março, foi marcado por uma caminhada ambiental e plantio de mudas de árvores nas margens do rio providência.

O evento foi organizado pelas Escolas Municipais, Estaduais, Educadores Ambientais em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, e teve a participação do Prefeito Municipal Carlinho.

Com faixa, cartazes, danças, os participantes da caminhada percorreu as principais avenidas da cidade, centenas de participantes chamaram atenção da comunidade para a importância dos bons hábitos, economia e uso consciente dos recursos hídricos.

Além de caminhar pelas ruas da cidade foi realizado o plantio de mudas de árvores, com orientação do educador ambiental Carlos José Ferreira.

Preocupante

Segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) e UNICEF, cerca de 1,5 milhão de crianças morrem anualmente por problemas relacionados à água – seja por falta dela ou pela ingestão de água de má qualidade. Outro relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) revela que cerca de 1 bilhão de pessoas, especialmente na África, usa fontes de água impróprias para o consumo. Enquanto isso, em países ricos, o consumo de água é exagerado.

No Brasil, 22 milhões de pessoas não têm acesso à água potável. Em todo o mundo, esse número chega a 1 bilhão. O Brasil possui cerca de 15% dos recursos hídricos disponíveis no mundo, entretanto, o volume de água disponível para consumo humano é de cerca de 3%, o que torna ainda mais essencial a necessidade de uma gestão eficiente dos recursos hídricos.