sexta-feira , 22 setembro 2017

SEMADES Realiza Consulta Pública sobre a Bacia do Rio Providência

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizou, com o apoio do Governo de Miranorte, consulta pública para falar sobre a bacia hidrográfica do Rio Providência, contemplando os municípios de Miracema, Miranorte e Barrolândia.

A consulta é uma das etapas para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Microbacia Hidrográfica do Rio Providência (PDSMHP). Até chegar a este ponto, a equipe da Gama Engenharia (empresa contratada pela SEMADES para realizar a pesquisa) realizou um diagnóstico participativo nas três cidades, com agricultores e ribeirinhos que utilizam o rio como fonte para irrigação e consumo.

O diagnóstico serviu para avaliar as forças, fraquezas e oportunidades apontadas pelos participantes. Em posse destes dados, os técnicos iniciaram um plano de ação, com propostas para conter os problemas levantados, como seca e uso indiscriminado de agrotóxicos que contaminam o solo e a água.

O engenheiro agrônomo da SEMADES Thiago Bandeira destacou que o Estado viu nesta região um grande potencial e por isso tomou a iniciativa de propor um plano de ação que contemplasse políticas de desenvolvimento sustentável, explorando as potencialidades, porém, com responsabilidade.

O prefeito Dr. Fred, os secretários Tiago Eduardo (SEMADE), Célia Marques (Assistência Social), Sebastião Ferreira (Educação), os vereadores Jaime Monteiro (presidente da Câmara Municipal), Ana Luiza e Jacó Barbosa participaram da consulta, que contou ainda com a presença de representantes de entidades ligadas à agricultura, pecuária e comércio dos municípios envolvidos, presidentes de assentamentos e associações e agricultores da região.