Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Município de Miranorte realiza o V Encontro de Formação Continuada
Início do conteúdo da página

Município de Miranorte realiza o V Encontro de Formação Continuada

Escrito por Prefeitura de Miranorte | Criado: Terça, 30 de Outubro de 2018, 12h44 | Publicado: Terça, 30 de Outubro de 2018, 12h57 | Acessos: 59
imagem sem descrição.

A prefeitura de Miranorte por meio da Secretaria Municipal de Educação - realizou o V Encontro de formação continuada com o tema Aprendizagem e Educação Inclusiva Escolar para os professores da rede municipal de ensino, educação infantil 1ª e 2ª fase do ensino fundamental, com o objetivo de reconhecer o direito à diversidade, inclusão e participação dos portadores de deficiência intelectual e múltipla. Foram 100 horas de capacitação divididas em cinco encontros. O último encontro aconteceu nos dias 25 e 26 de outubro no anexo da Escola de Tempo Integral Antonio Uchôa Viana, ministrado pela Formadora Professora Silvania do Nascimento Sousa, especialista em Psicopedagogia Institucional e Educação Especial.

Os Professores da rede avaliaram a formação de forma positiva para a educação municipal, gerando uma nova dimensão do ensino inclusivo, por meio de troca de experiências, possibilitando reflexões e fundamentando novos olhares para a inclusão de pessoas.  A formação continuada do professor é fundamental para que a inclusão aconteça realmente, transformando o panorama atual da educação especial, eliminando preconceitos e construindo um novo olhar sobre a pessoa com necessidades educacionais especiais. É indispensável para atualização, aprofundamento e aperfeiçoamento do conhecimento pedagógico comum e especializado.

O Secretário de Educação Sebastião Ferreira de Castro Júnior, destaca a necessidade de estudos dessa natureza, que oferecem subsídios para a implementação de políticas públicas de formação continuada em educação inclusiva para os professores, com condições para o professor assumir uma nova postura diante dos alunos de forma a garantir uma educação de qualidade que atenda às suas necessidades educacionais.  “Momentos como esse, de discussão e aprendizagem, são importantes para o crescimento profissional e, neste caso, o maior beneficiado é o aluno. Temos ótimos profissionais, e estamos investindo na educação especial continuada para que possa melhorar ainda mais”.

O Prefeito Antonio Carlos Martins Reis ressaltou a importância da formação para os professores nesta temática. “A formação continuada é imprescindível para os nossos educadores, são eles que tocam a educação no município”, afirmou o Prefeito.

O município de Miranorte deu um salto na educação, elevando a nota do IDEB que em 2013 era 3,8 em 2017 apresentou o índice de 5,3 um aumento significativo para educação no município, que gera grandes expectativas de abordagem em ferramentas e estratégias para oportunizar melhorias na qualidade do ensino. O Secretário de Educação Sebastião Ferreira acredita que um dos motivos é o incentivo às capacitações para os professores da rede que concomitante ao processo de crescimento ajuda os professores a estarem mais motivados e antenados com o que há de mais novo nos seus respectivos campos do saber.   

Outra evidência foram os investimentos realizados pela gestão atual, aplicados em melhorias de infraestrutura à rede publica municipal de ensino, recentemente as escolas receberam cobertura no pátio escolar, climatização e pintura o que proporciona aos alunos, qualidade aos estudos visto que eles passam parte de sua vida presente neste ambiente e não apenas para serem educados, mas também para aprenderem a se socializar com as demais pessoas ao seu redor.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página