terça-feira , 16 janeiro 2018
_aDSC4251

PREFEITO CARLINHO CONVOCA REUNIÃO PARA DISCUTIREM SOBRE A SITUAÇÃO DO RIO PROVIDÊNCIA

Motivado pelas recentes notícias da Seca do Rio Providência, o Prefeito Carlinhos se reuniu nesta quarta-feira com Secretários Municipais e representantes dos orgãos Ambientais: Naturatins e Policia Ambiental afim de discutirem sobre os recursos hídricos no perímetro do município, uma reunião emergencial para discussão da problemática.

Foram debatidas também as interferências das prolongada estiagem, supressão vegetal e demais uso dos recursos hídricos, apresentando a complexidade dos fatores relacionados.

_aDSC4256O  Rio Providência, que abastece cerca de 13 mil moradores em Miranorte, está secando. Grande parte do leito do rio está praticamente seco. A água que ainda resta está empossada e não tem forças para correr. Além disso, a mata ciliar, que deveria proteger o rio, foi derrubada e queimada. A nascente ainda resiste ao assoreamento, mas está praticamente morta.

Sobre o  uso indevido dos recursos hídricos do rio,  representante da  Polícia Ambiental  disse que está a disposição e reforçou em sua fala que é importante fazer a denuncia  para um atendimento mais rápido,  e pede que os informe sobre ações que o município deseja  realizar.  Segundo o Secretário de Meio Ambiente Thiago Rezende, é necessário o monitoramento da área de preservação do território municipal  para que trabalhem de forma legalizada.

A representante do Naturatins, a Bióloga Maria de Fátima, durante a reunião, reforçou o apoio do órgão a  fiscalização das captações irregulares e um estudo sobre a liberação de novas outorgas  para que não tenha mais prejuízo no manancial hídrico do município.

Foram discutidos também sobre a falta das APPs (Área de Preservação Permanente ), que é de suma importância para a preservação e contenção dos resíduos de solos que ocasionam o assoreamento do rio.

Na reunião, estavam presentes o Prefeito Carlinho, Primeira Dama Márcia, Secretários Municipais, Presidente da Câmara Ailton Vieira, Vereadores Nubia Maceno , Jô Ribeiro, Toin da Serralheria, Ana Luiza e Joaquim Eletricista, Maria de Fátima ( Bióloga Naturatins), representante da Policia Ambiental, Militar e Darley Rodrigues (Represente do Poder Judiciário).