sexta-feira , 23 junho 2017
APCC_7397

SEMUS em parceria com o Sindicato Rural e FAET realiza exames preventivos

A Prefeitura de Miranorte por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Sindicato Rural e Faet, realizaram nesta sexta-feira, 9 de junho  de 2017 A Ação Solidária teve com  objetivo  promover ações de saúde à comunidade e produtores rurais do município.  Objetivo da ação foi realizar exame de prevenção do câncer de colo do útero e do câncer de próstata com o exame de PSA.

APCC_7371A Mobilização aconteceu no CEM Rui Brasil Cavalcante durante todo o dia, foi realizado palestras educativas sobre câncer de útero, mana e próstata, atividades culturais como: apresentação musical e teatro. No evento foi realizado ainda aferição de pressão, testes de glicemia e cortes de cabelo.

A Ação contou com a presença do Prefeito Municipal Carlinho, Secretária de Assistência Social Márcia Macedo, Secretária de Saúde Lucia Helena, Coordenadora de Atenção Básica Patrícia Santos, Coordenadores das Unidades Básicas de Saúde, Agentes Comunitários de Saúde, Presidente do Sindicato Rural Saddin Bucar, Equipe da FAET E SENAR.

APCC_7358O câncer de colo uterino é um tumor que acomete a porção inferior do útero, chamada colo ou cérvix. Este câncer é altamente prevalente na população feminina. No mundo, ocupa o segundo lugar no “ranking” dos cânceres femininos, só perdendo para neoplasia mamária. No Brasil está em terceiro lugar, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer em 2014, perdendo para mama, intestino (colon e reto), com taxa de incidência de 15 novos casos em 100.000 mulheres ao ano. A mortalidade pode chegar a 5 casos em 100.000 ao ano.

O câncer de próstata, em geral, cresce muito lentamente e grande parte das vezes não produz sintomas na fase inicial, porém, pode-se manifestar através de dificuldade em urinar ou urina escura, por exemplo, que é comum a outros problemas como hiperplasia benigna da próstata.

APCC_7377Este tipo de câncer é mais comum a partir dos 65 anos de idade e é diagnosticado através de exames específicos como toque retal, exame de sangue ao PSA e confirmado através de biópsia que é indicada pelo proctologista.