Card image cap

03 DE MAIO – DIA SOLO E DIA DO PAU-BRASIL

03/05/2021 | Noticias


Hoje, 03 de maio, é comemorado o Dia do Solo e o Dia do Pau – Brasil, uma data que visa conscientizar e alertar sobre a importância de Conservação do Solo e a proteção do Pau-Brasil que é um patrimônio histórico do nosso país.
O solo corresponde a camada superficial da crosta terrestre, sendo muito importante para o desenvolvimento da vida na terra, visto que dele retiramos os alimentos necessários para nossa sobrevivência. Ele fornece nutrientes essenciais para as nossas florestas e lavouras, filtra a água e ajuda a regular a temperatura e as emissões dos gases de efeito estufa. Os solos das florestas e das nossas pastagens e lavouras têm o potencial de contribuir para mitigar as emissões por meio do sequestro de carbono da atmosfera na forma matéria orgânica e além disso representam um grande reservatório global de carbono, armazenando mais carbono orgânico do que a vegetação.
Como recurso natural dinâmico, o solo é passível de ser degradado em função do uso inadequado pelo ser humano, condição em que o desempenho de suas funções básicas fica severamente prejudicado. Tal fator, acarreta em interferências negativas ao equilíbrio ambiental, como por exemplo: Diminuição drasticamente a qualidade vida nos ecossistemas; perda da produtividade agrícola; aumento da erosão; compactação do solo; redução da oferta de alimento aos seres vivos; redução da vegetação na região; diminuição da taxa de infiltração da água no solo.
Dessa forma, é de suma importância que a conservação e preservação do solo vire uma prática diária. Por isso, faça sua parte e ajude a preservar esse bem tão valioso.