Card image cap

Apelo a População de Miranorte 'cuide-se e nos ajude cuidar de você'.

22/03/2021 | Noticias


Apelo a População de Miranorte

'cuide-se e nos ajude cuidar de você'

 

 

 

Nós, da Secretária Municipal de Saúde de Miranorte que vivemos todos os dias próximos às pessoas e à comunidade, cuidando de cada membro da família independente de sexo, idade ou órgão acometido, vimos por meio desta moção pública demonstrar nossa grande preocupação do perigo que as famílias que cuidamos estão expostas devido ao estado de calamidade que vivenciamos hoje devido a essa Pandemia.

 

Nunca vivemos um período mais grave em nossa vida como profissionais de saúde cuidando das pessoas. 

 

A pandemia do Covid-19 tomou proporções tão grandes que atingimos a capacidade máxima de nosso sistema de saúde. 

 

Nesta situação, de acordo com as experiências nacionais e internacionais, sabemos que a curva de óbitos tende a aumentar de forma assustadora. Isto já está acontecendo em nosso município: até dia 21 de março de 2021 estamos com 27 óbitos devido complicações a Covid-19 no município em 11º. Lugar do Estado, chegamos a 1574 casos confirmados em 10º. Lugar do Estado, sendo 210 ativos, 12 pacientes internados, sendo 04 em estado grave, Quando pensamos em números absolutos, pode vir a mente que seja um baixo valor, levando-se em consideração a população no índice de infectados chega a 11,06% e os óbitos chega a 1,74% dos infectados e 0,19% da população e se compararmos com Palmas que é a capital nossos índices estão elevados

 

Isso aponta que se nenhuma medida de isolamento social for tomada pela população, veremos muitas pessoas sucumbindo por insuficiência respiratória, agonizando sem conseguir o ar necessário para a vida. 

A Covid-19 no Brasil já matou cerca de 300 mil pessoas, aproximadamente a população de da capital Palmas. Em nosso país ainda, a Covid-19 já matou mais pessoas do que diversas doenças infecciosas: matou mais do que a AIDS nos últimos 34 anos e a

Tuberculose nos últimos 15 anos. 

 

Vemos as pessoas pelas quais somos responsáveis, aflitas com o desemprego, com a falta de recursos financeiros e com a fome. Também vemos nossas crianças e jovens fora da escola e os comerciantes fechando seus estabelecimentos. Hoje reina o medo, a ansiedade, a tristeza e falta esperança. Os problemas de saúde mental estão descompensados pela pandemia.

Não podemos mais deixar que esta situação continue! 

 

Vimos aqui pedir ajuda a toda comunidade: líderes comunitários, líderes religiosos, representantes comerciais, membros de cada uma das famílias que cuidamos e a cada pessoa em particular. Precisamos cuidar uns dos outros. 

Nos próximos dias, para que consigamos garantir a sobrevivência das pessoas, precisamos que TODA a população: 

- USE E NÃO TIRE A MÁSCARA! 

 

- NÃO DEIXE O NARIZ DESCOBERTO! USE A MÁSCARA SEMPRE COBRINDO NARIZ E BOCA. 

 

- NÃO ESFREGUE OS OLHOS SEM ANTES HIGIENIZAR AS MÃOS! 

- MANTENHAM DISTANCIAMENTO DE 3 METROS ENTRE AS PESSOAS 

- LAVE AS MÃOS COM ÁGUA E SABONETE FREQUENTEMENTE OU UTILIZE O ÁLCOOL GEL 70% 

 

- NÃO SAIA DE CASA A MENOS QUE SEJA MUITO IMPORTANTE NAS PRÓXIMAS SEMANAS. 

 

- CASO TENHA FEBRE, PROSTRAÇÃO, TOSSE, DOR DE GARGANTA, SINTOMAS GRIPAIS OU FALTA DE AR PROCURE NOSSO CENTRO DE ATENDIMENTO COVID 19. 

 

- SE VOCÊ ESTÁ COM DIAGNÓSTICO DE COVID19 NÃO SAIA E NÃO DEIXE QUE SEUS FAMILIARES SAIAM DE CASA A NÃO SER QUE HAJA AGRAVAMENTO DOS SINTOMAS DA DOENÇA, PARA BUSCAR ATENDIMENTO MÉDICO. CASO ESTEJA EM DÚVIDAS SE SEUS SINTOMAS SÃO GRAVES ENTRE EM CONTATO COM 33556.1426. 

 

- NÃO DEIXE DE PROCURAR ATENDIMENTO MÉDICO EM SITUAÇÕES DE NECESSIDADE, MAS DEIXE CHECK UP E OS EXAMES DE ROTINA PARA QUANDO ESTIVERMOS EM OUTRA FASE QUE NÃO A VERMELHA. 

 

- NÃO FAÇA REUNIÕES FAMILIARES OU COM AMIGOS NAS PRÓXIMAS SEMANAS. 

 

- PROTEJA OS IDOSOS, AS PESSOAS DO GRUPO DE RISCO, NÃO DEIXE QUE SAIAM DE CASA. CASO PRECISEM DE SERVIÇOS ESSENCIAIS, OFEREÇA AJUDA PARA EFETUAR COMPRAS, MERCADO ETC. SE NÃO TIVERMOS A AJUDA DE TODA A POPULAÇÃO, VIVEREMOS O PIOR MOMENTO DE SAÚDE DA HISTÓRIA. CUIDE DE SEUS VIZINHOS, CUIDE DE SEUS AMIGOS, CUIDE DE SEUS COLEGAS DE TRABALHO, CUIDE DE SEU GRUPO RELIGIOSO, CUIDE DOS SEUS

AVÓS, DOS SEUS PAIS, DOS SEUS FILHOS E PRINCIPALMENTE CUIDE DE VOCÊ. 

 

POR FAVOR, CUIDE E NOS AJUDE A CUIDAR, PORQUE VOCÊS SÃO MUITO IMPORTANTES PARA NÓS. VOCÊS SÃO O MOTIVO DE LEVANTARMOS CEDO TODOS OS DIAS E DE SACRIFICARMOS A NOSSA PRÓPRIA VIDA FAMILIAR. 

 

PRECISAMOS DE SUA AJUDA, SEM VOCÊ NÃO CONSEGUIREMOS.

 

 

Secretaria Municipal de Saúde de Miranorte