Card image cap

DIA NACIONAL DA CONSERVAÇÃO DO SOLO

15/04/2021 | Noticias


Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura FAO, os solos agrícolas do mundo vêm se degradando a uma taxa de 0,1% ao ano. Esses estudos apontam a perda de cinco milhões de hectares de terras aráveis por ano devido as más práticas agrícolas, secas e pressão populacional.

Além desses fatores, inúmeras ações antrópicas de exploração inadequada dos recursos naturais, como a retirada da vegetação nativa e falta de planejamento de conservação do solo.

No dia 15 de abril é comemorado o dia nacional da conservação de solos e sua importância não está ligada apenas ao produtor rural ou a produção agropecuária, mas também à preservação de ecossistemas, ambientes produtivos e, principalmente: Preservar o solo é uma responsabilidade de toda sociedade para garantir a manutenção da vida na terra.

Mas quais benefícios que alcançamos por conservar o solo? A conservação do solo proporciona uma série de benefícios econômicos, ambientais e sociais, auxiliando na reestruturação do solo com agregados e disponibilizando matéria orgânica e dessa forma, incrementando fertilidade do solo. Além disso, a conservação do mesmo melhora as condições físico-químicas do solo, aumenta a atividade biológica e a estabilidade da estrutura do solo, reduz o uso de herbicidas, aumenta a produtividade das lavouras e redução dos solos erodidos.

São várias as medidas que fazem parte das Boas Práticas de Conservação do Solo, dentre elas, podemos destacar:

Manejo da paisagem e conservação da água;

Adubação verde;

Integração lavoura-pecuária (ILP);

Plantio Direto;

Rotação de cultura;

Compostagem;

 

Adote uma prática de conservação do solo e ajude na preservação do mesmo, faça sua parte!