Card image cap

Educação Sanitária: Entenda o que é e qual sua importância

16 de Outubro de 2021 | Noticias
Compartilhe:

A educação sanitária consiste num processo contínuo que visa promover o conhecimento e, como consequência, mudanças nas atitudes e no comportamento da população diante dos problemas sanitários, melhorando as condições diretas e indiretas de saúde.

A vigilância sanitária precisa ser vista numa perspectiva ampliada, pois se constitui em uma área com conhecimento e capacidade de intervenção para promover e proteger a saúde das pessoas. É fundamental que haja um reconhecimento do papel conscientizador da vigilância sanitária e que esta utilize corretamente a comunicação a seu favor, não se limitando aos aspectos burocráticos e cartoriais, mas que assuma definitivamente sua tarefa de promover e proteger a saúde da população.

Como conscientizar desde cedo a necessidade de zelar da saúde própria, como também a do ambiente?

·        Embale bem o seu lixo, fazendo uma coleta cuidadosa, para evitar a proliferação de vetores de doenças.

·        Higienize a água antes de beber ou cozinhar: pode ser por fervura, cloração ou aplicando algumas gotas de água sanitária.

·        Lave bem os alimentos, em especial as frutas e verduras que forem consumidas cruas.

·        Tem pets em casa? Não deixe de vaciná-los. É uma forma de proteger seus animais de estimação e todos que possam ter contato com eles.

·        Na falta de saneamento básico adequado, enterrar os excrementos longe de fontes de água, para evitar possíveis contaminações.

A mudança consciente motivada por necessidades sentidas fará com que pequenos cidadãos cuidem de seu próprio corpo como também do meio em que vivem. Se cada um fizer a sua parte, poderemos contribuir para uma melhor qualidade de vida a todos.

Nesse sentido, as ações educativas são fundamentais, pois com elas é possível convencer as pessoas a aceitarem e participarem do controle das doenças, por meio de medidas preventivas, de profilaxia e de autocuidado, e da mudança dos hábitos e comportamentos. É assim que a educação sanitária se constituí como uma forma de controle e ordenamento social, ancorada no pressuposto de que a ignorância é a principal causa das doenças.