Card image cap

NO DIA DO AGRICULTOR A PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRANORTE HOMENAGEIA OS AGRICULTORES DO MUNICÍPIO

28 de Julho de 2021 | Noticias

O Dia do Agricultor é comemorado anualmente no dia 28 de julho e tem como objetivo homenagear os profissionais que são responsáveis por garantir o nosso alimento e movimentar a economia do nosso município, estado e país e por isso a Prefeitura Municipal junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Miranorte parabeniza todos os agricultores do nosso município.

A agricultura se faz presente em praticamente todas as atividades do dia-a-dia, sobretudo do brasileiro. Grande parte dos alimentos que está em sua mesa, mesmo que você não acredite, passou pelas mãos de um agricultor. Foi ele que cultivou os grãos, as frutas, as sementes e as hortaliças que você consumiu no café da manhã ou seu jantar.

Além disso, segundo informações oficiais do Censo Agropecuário 2017, neste ano existiam 15,1 milhões de pessoas ocupadas nos estabelecimentos agropecuários. Destes, a agricultura familiar representa cerca de 10,1 milhões, ou 67% da mão de obra dos estabelecimentos agropecuários.

Se tratando de economia, a agricultura é uma das principais fontes de capital para o Brasil. Dados da Confederação Nacional da Agricultura indicam que em 2019 a soma de bens e serviços gerados no agronegócio chegou a R$ 1,55 trilhão ou 21,4% do PIB brasileiro.

No entanto, visando a importância da agricultura para o nosso município, estado e país, devemos também nos preocupar com o meio ambiente, local onde é desenvolvido tal atividade. Agricultura e meio ambiente precisam caminhar juntos. Com o crescimento populacional e o aumento da demanda por alimento e outros recursos naturais, a agricultura sustentável torna-se um tema que merece destaque.

A Agricultura sustentável é o manejo e a conservação da base de recursos naturais e a orientação tecnológica e institucional, de maneira a assegurar a obtenção e a satisfação contínua das necessidades humanas para as gerações presentes e futuras. Tal desenvolvimento sustentável resulta na conservação do solo, da água e dos recursos genéticos animais e vegetais, além de não degradar o ambiente, ser tecnicamente apropriado, economicamente viável e socialmente aceitável.

Saiba como você agricultor pode adotar a agricultura sustentável:

·      Diminuição do uso de adubos químicos;

·      Criação e uso de sistemas de captação de águas das chuvas para ser utilizada na irrigação;

·      Não desmatar florestas e matas para a ampliação de áreas agrícolas e;

·      Adoção do Sistema de Plantio Direto.