Card image cap

Prefeito Carlinho assinou o Termo de Cooperação- CEPDEC, celebrado entre o estado do Tocantins, por intermédio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins

19/04/2021 | Noticias

Durante a sexta-feira do dia 16 de abril, no período da manhã, o prefeito Municipal de Miranorte-TO, Antônio Carlos Martins Reis, juntamente ao coordenador da defesa civil Guilherme Bandeira, assinou o Termo de Cooperação- CEPDEC, celebrado entre o estado do Tocantins, por intermédio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins- CBMTO/Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil – CEPDEC, e a Prefeitura Municipal de Miranorte.

O termo assinado, terá vigência até 31 de dezembro de 2021, e tem como objetivo a integração de esforços e cooperação mútua entre as partes, para a realização da Capacitação, Treinamento, Formação e Certificação de Brigadas Florestais, para atuar na prevenção e no combate às queimadas no ano de 2021.

Atualmente, o município de Miranorte – TO possui o Protocolo Municipal de Prevenção e Controle do Uso do Fogo, o qual tem por finalidade firmar acordos com órgãos governamentais e não governamentais, instituições civis e instituições locais. Os membros participantes do protocolo se comprometem a contribuir com a redução de queimadas no município. Neste contexto, o Termo de Cooperação faz parte da Execução do Protocolo do Fogo e das medidas de proteção do Meio Ambiente.

O uso do fogo é um dos maiores desafios de gestão ambiental em várias partes do mundo. Devido à complexidade das causas, da multiplicidade de consequências e diversidade das soluções, requer sinergias entre vários setores da sociedade para o seu enfrentamento. O município de Miranorte no ano de 2020 apresentou um percentual de redução de focos queimadas de 15,71%, de acordo com os dados do CBMTO e CEPDEC, o que demonstra maior importância da manutenção da Brigada Municipal.

Desta maneira, a participação da prefeitura em momentos como este é de mera importância para a redução de focos de incêndio e preservação ambiental do Município de Miranorte, sendo refletida de maneira positiva para o desenvolvimento.