Card image cap

PREFEITURA DE MIRANORTE CELEBRA O DIA DO CONTROLE DA POLUIÇÃO INDUSTRIAL E ENFATIZA A IMPORTÂNCIA DESSA DATA

14 de Agosto de 2021 | Noticias

Em 14 de agosto, é comemorado em todo Brasil o “Dia do Controle a Poluição Industrial”. Neste dia, nos propomos a refletir sobre os efeitos nocivos da poluição atmosférica decorrente das indústrias e fábricas e, principalmente, sobre as ações que podem ser tomadas para diminuir essa emissão.

A Prefeitura Municipal de Miranorte junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente sabe da importância da adoção de práticas de preservação e conservação do meio ambiente e principalmente da manutenção da qualidade de vida e bem-estar da comunidade local, e por esse motivo, aproveita esse dia para lembrar a todos sobre a atenção que nós como cidadãos devemos dar a esse assunto.

Pra ser ter uma ideia, desde a Revolução Industrial, a poluição oriunda das indústrias aumentou descontroladamente e atinge todos os meios, água doce, atmosfera, oceanos e solo. Dessa forma, os seres vivos tornam-se infectados pelas substâncias presentes em seu habitat. Corremos o risco de ingerir alimentos e água contaminados, além de respirarmos um ar poluído.

Além de causar graves problemas respiratórios e alergias, a poluição industrial afeta diretamente a atmosfera, os rios, nascentes e lençóis freáticos. Segundo o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), é considerada poluente qualquer substância presente no ar que, pela sua concentração, possa torná-lo impróprio ou nocivo à saúde.

As principais medidas para combater a poluição ambiental, principalmente as decorrentes de indústrias seriam a elaboração de planos e estudos que mostrem o comprometimento da organização na redução significativa de poluentes, apresentando os menores índices possíveis.

Nós como cidadãos e seres diretamente afetados com as consequências que a poluição industrial ocasiona, temos o dever e a obrigação de cobrar dos nossos governantes a aplicação das medidas de controle da poluição industrial, garantindo a preservação de todos os elementos que fazem parte do meio ambiente, solo, água e ar e consequentemente cuidar da nossa saúde e bem-estar.