Card image cap

PREFEITURA DE MIRANORTE CELEBRA O DIA NACIONAL DO CERRADO E ENFATIZA A IMPORTÂNCIA DESSA DATA

11 de Setembro de 2021 | Noticias

Considerando a importância do Cerrado para a população e para o meio ambiente, a Prefeitura Municipal de Miranorte e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente comemoram neste dia 11 de setembro, o Dia Nacional do Cerrado, data marcada para refletir sobre o real valor deste bioma e o quão é relevante a luta para mantê-lo preservado. O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro em extensão. Seus mais de dois milhões de quilômetros quadrados equivalem a 24% de todo o território nacional, guardando uma biodiversidade rica e impressionante. Existem no Cerrado em torno de 12 mil espécies vegetais (muitas das quais podem ser usadas para fins medicinais, na recuperação de solos ou na alimentação) e 320 mil espécies de animais, especialmente invertebrados ainda pouco conhecidos. As características do bioma criam condições favoráveis para que a parcela de sua população que não habita áreas urbanas seja composta principalmente por agricultores familiares, comunidades tradicionais (como quilombolas) e povos indígenas, que tiram grande parte de seu sustento da relação que têm com a terra. Diante da generosidade e exuberância do Cerrado, as possibilidades de uso da flora nativa são as mais variadas. São inúmeras as espécies que podem ser utilizadas para alimentação, artesanato, remédio, cobertura de casas, fibras, entre outros usos.Entretanto, a exploração desenfreada dos recursos naturais fez com que muitas das espécies do bioma entrassem em risco de extinção, como a arnica, a braúna, a arara-azul e o lobo guará. Também se somam como fatores de risco para o bioma as queimadas e a ampla demanda de lenha para a produção de carvão vegetal para a indústria siderúrgica. Vale ressaltar que o desmatamento e as queimadas já devastaram 100 milhões de hectares do Cerrado, ou seja, metade do bioma. Diante de todo o exposto, fica ainda mais visível a necessidade de preservar este bioma, no qual antes mesmo de ser fonte econômica para o país, é fonte de vida para a população e para o meio ambiente. Sendo assim, o processo de conscientização da população é primordial para a luta contra a degradação do Cerrado. Além do conhecimento gerado sobre como usar sem degradar, o processo de conscientização ajuda na luta contra os desmatamentos e queimadas, principais problemas do Cerrado. A população consciente diminui a realização destas ações, e mais importante ainda do que não queimar e desmatar, é denunciar quem faz. LEMBRE-SE: O MEIO AMBIENTE É DE TODOS NÓS.