Card image cap

PREFEITURA DE MIRANORTE SEDIA REUNIÃO DO CONSORCIO INTERMUNICIPAL DO CENTRO DO TOCANTINS – CI CENTRO

12/07/2021 | Noticias


 

O Prefeito Municipal de Miranorte, Carlinhos da Nacional, e sua Equipe Técnica de Assessoria Jurídica,Ambiental eContábil, juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente receberam nesta segunda-feira (12/07) em seu gabinete os municípios que fazem parte do CONSORCIO INTERMUNICIPAL DO CENTRO DO TOCANTINS – CI CENTRO para a 1° Assembleia Geral Extraordinária de 2021.

O Consorcio CI CENTRO tem como direcionamento principal propor alternativas técnicas para a desativação dos Lixões Municipais e a proposição de soluções que permitam o descarte dos resíduos gerados pelos municípios participantes do consorcio em local de entrega e processamento dos resíduos sólidos, permitindo aplicar técnicas de reciclagem e disposição final ambientalmente adequada, devidamente licenciada e em acordo com as normas ambientais vigentes.

Os municípios participantes foram representados pelos seus gestores municipais, dos quais a  Prefeita Camila Fernandes (Miracema),Prefeito Manoel Silvino (Tocantínia), Prefeito Moacir de Oliveira (Rio dos Bois), Prefeito Geciran Saraiva, (Dois Irmãos do Tocantins), Prefeito Adriano José (Barrolandia), Prefeito Wagner Teixeira, (Tabocão), e Engenheiro Ambiental Rhuan de Souza, (representante município de Lajeado), se fizeram presente e demonstraram total engajamento e priorização da demanda de regularização ambiental de seus municípios.

A iniciativa de ativar o Consorcio está ocorrendo desde o ano de 2020, tendo sido interrompida devido o período eleitoral, que passado esse momento a Prefeitura de Miranorte provocou novamente a sua reativação e foi recebida de forma satisfatória pelos municípios vizinhos. Dentre as pautas discutidas, ocorreu a Eleição da Nova Diretoria Executiva que por votação em chapa única foi eleito Carlinhos da Nacional, (Presidente), Manoel Silvino (Vice-Presidente) e Junior Bandeira (Tesoureiro).

Na oportunidade o Prefeito Carlinhos, Presidente, falou da importância do consorcio não apenas na regularização do descarte dos resíduos sólidos como também na cooperação quanto a manutenção de estradas, disponibilização de maquinários e etcs.

Pauta – Além da definição da diretoria executiva do consorcio, foi discutido o ingresso de novos municípios, a reestruturação do regimento/estatuto do consorcio e a união dos municípios na captação de recursos para fomentar o funcionamento do consorcio.