Card image cap

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DEFESA CIVIL MUNICIPAL REALIZAM CURSO DE FORMAÇÃO DOS BRIGADISTAS DE MIRANORTE

10/06/2021 | Noticias

O Curso de Formação dos Brigadistas de Miranorte foi realizado pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Tocantins que se deslocou até o município para ministra-lo entre os dias 07/06 e 08/06/2021. O curso é objeto do Termo de Cooperação Técnica assinado com a Defesa Civil Estadual no mês de Abril/2021 e o município de Miranorte deu todo apoio a equipe do Corpo de Bombeiros no que diz respeito a alimentação e hospedagem.

Com o objetivo de capacitar e preparar os brigadistas do município de Miranorte para atuarem em situações de emergências como incêndios e primeiros socorros, a Prefeitura Municipal de Miranorte junto a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil Municipal e em parceria com a Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros realizaram o Curso de Formação de Brigadistas do município.

O treinamento foi realizado com a participação de 10 brigadistas do município de Miranorte - TO que compareceram no curso de formação dos brigadistas e aguardam a entrega do certificado de participação no mesmo que terá validade de dois anos. Durante o curso também estavam presentes os brigadistas do município de Rio dos Bois e Barrolândia.

Para realização do curso são ministradas aulas teóricas e práticas, visando a melhor preparação da brigada do município. A aula teórica aconteceu no dia 07/06 na Câmara Municipal de Miranorte e teve início às 08:30 horas da manhã e seguiu até o final do dia, onde foram apresentados os equipamentos utilizados para proteção dos brigadistas, assim como os materiais utilizados nos combate a queimadas, como por exemplo, bomba costal, pinga fogo, abafador de chamadas, entre outros.

Além da apresentação dos equipamentos e materiais utilizados em combate a incêndios, as aulas teóricas contam com as técnicas utilizadas pelos brigadistas para atuação em situações de emergência e primeiros socorros e a realização da simulação de situações em que é necessário a utilização dessas práticas.

A parte prática do curso de formação dos brigadistas aconteceu no dia 08/06 e também iniciou às 08:30 horas da manhã e seguiu até o período da tarde. Durante a parte prática do curso os brigadistas aprenderam como utilizar os equipamentos e materiais citados anteriormente como a bomba costal, pinga fogo, abafador de chamadas, entre outros e além disso aprenderam a controlar e a combater um incêndio.

A aula prática do curso foi realizada na área do Lixão do município de Miranorte, onde os participantes realizaram aceiros com a finalidade de prevenir o prolongamento da queima para dentro da área do lixão, evitando-se assim queimadas descontroladas ou incêndios.

A realização do curso de formação de brigadistas para o município de Miranorte – TO é de suma importância, uma vez que o município passa a ter pessoal preparado e capacitado para atuar em qualquer ocorrência relacionada a queimadas e em situação de emergência e diante disso, a Prefeitura Municipal agradece a todos os parceiros envolvidos, dentre eles, a Câmara Municipal que cedeu o espaço, o CRAS que auxiliou nos matérias de apresentação, a Secretaria de Administração, Secretaria de Infraestrutura, Gabinete da Prefeitura, Vigilância Sanitária e Comunicação.