Card image cap

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE REALIZA PALESTRA SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS E LIMPEZA NO BALNEÁRIO LAJEIRO NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

04/06/2021 | Noticias

A Semana Municipal do Meio Ambiente de Miranorte – TO, contou com a realização de diversas ações, dentre elas temos a Palestra sobre o Manejo Correto dos Resíduos Sólidos e o Mutirão de Limpeza no Balneário Lajeiro. A Semana foi iniciada no dia 31/05 e se encerra no dia 05/06.

No dia 02/06 foi realizado pela manhã, 08:30horas,uma Palestra sobre a Importância do Manejo Correto dos Resíduos Sólidos na Escola Municipal Antônio Pereira, que cedeu o espaço para a realização do evento. A palestra contou com a participação do Comitê de Coordenação do Plano Municipal de Saneamento Básico de Miranorte e promoveu a conscientização quanto a importância da reciclagem e reutilização dos resíduos sólidos, bem como a adoção de práticas sustentáveis por parte da comunidade.

Logo após a palestra aconteceu o Mutirão de Limpeza, por volta das 10:00 horas, na Área de Preservação Permanente – APP doBalneário Lajeiro. Os participantes da ação visitaram toda a área, coletando os resíduos jogados as margens do Córrego Providência,manancial que banha o Balneário Lajeiro. No recolhimento foram identificados resíduos como, papelão, bitucas de cigarros, plásticos, roupas papeis e vidros.

O mutirão permitiu identificar que as pessoas que utilizam o espaço, não se preocupam em levar de volta os resíduos gerados por eles, causando danos ao solo e a água.

Essa ação de Educação Ambiental visa remover esses materiais, conscientizar a comunidade e preservar a Área de Preservação Permanente do Córrego Providência e suas águas.

As Áreas de Preservação Permanente - APPs desempenham um importante papel ecológico, como proteger e manter os recursos hídricos, conservar a diversidade de espécies de plantas e animais, controlar a erosão do solo e consequentemente o assoreamento e poluição dos cursos d’água.

Você como cidadão tem um papel importante para garantir a preservação e conservação do meio ambiente. Ao visitar o balneário e as praias não deixe seu lixo para trás, leve sacos de lixo e coloque seus resíduos dentro dos mesmos e ao final procure uma lixeira para colocar o saco de lixo, assim você mantém o ambiente onde você visita limpo e preservado.