Miranorte renova protocolo municipal de prevenção e controle do uso do fogo

A Prefeitura Municipal de Miranorte, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Industria e Comércio, realizou reunião para renovação  do PROTOCOLO MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E CONTROLE DO USO DO FOGO para a cidade.

Representantes de diversos seguimentos da sociedade participaram da reunião, e teve apoio do Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins  e Prefeitura.

Os trabalhos visam a prevenção e controle do uso do fogo, por meio da Implantação do Protocolo, e tem como objetivo reduzir a incidência de focos de incêndio descontrolado, por meio de ações a serem coordenados e executados pelos diferentes setores da sociedade, incentivar a substituição do uso do fogo  como instrumento de manejo do uso do solo, buscar alternativas para as atividades econômicas da região  e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.

O Protocolo é firmado de maneira espontânea por todos os participantes, que corresponde a um compromisso voluntário da sociedade local e é produto de diversas reuniões para debater os problemas relacionados ao uso do fogo e seus efeitos ao meio ambiente e ao desenvolvimento do município. Outro  fator relevante é que o mesmo visa interagir a ação emergencial à ação preventiva, por meio da participação de todos os setores envolvidos.